Bico de papagaio é um termo popular que se refere à osteofitose, uma condição que se caracteriza pelo crescimento ósseo anormal em torno de uma articulação.
Quando ocorre o desgaste da articulação vertebral (degeneração do disco intervertebral), acontece a instabilidade do segmento da coluna e, assim, há uma micromovimentação de forma anormal.
Na tentativa de estabilizar e fusionar este nível doente da coluna, o corpo humano faz crescer osso. Assim, ocorre a formação óssea nas bordas articulares, à frente e/ou para ao lado do disco intervertebral. Esse novo osso é o osteófito marginal, comumente chamado de bico de papagaio.
Nos casos onde existem os osteófitos, provavelmente os discos estão desgastados e há instabilidade do nível.
Sintomas e tratamento
Os sintomas, geralmente, não são diretamente causados pelo bico de papagaio e, sim, pelas alterações relacionadas.
O principal sintoma é dor próxima ao local, podendo ou não apresentar sinais neurológicos dependendo da sua localização.
Em quadros de dor aguda podem ser usados medicamentos (também em forma de injeções espinhais) ou fisioterapia para corrigir problemas musculares. Para casos crônicos, de longa história de dor, a estabilidade do nível afetado através de artrodese pode ser benéfica.
Entre em contato para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta!
Nosso WhatsApp: +55 (11) 99941-0655