mulher com dor na coluna cervical devido a uma hérnia de disco

Hérnia de disco cervical 

A hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa com o extravasamento do conteúdo interno “núcleo pulposo” causando uma compressão de alguma raiz nervosa cervical. 

A coluna cervical também forma um túnel protetor para a passagem da parte superior da medula espinhal. Esta parte da medula espinhal contém os nervos espinhais que fornecem sensação e movimento à parte superior do corpo. 

Em alguns pacientes, uma hérnia de disco cervical pode causar compressão da medula espinhal onde o material do disco empurra a medula espinhal. Esta é uma condição muito mais séria e pode exigir um plano de tratamento mais agressivo. 

Fatores de Risco 

Vários fatores aumentam o risco de hérnia de disco cervical: 

Combine esses fatores com os efeitos do desgaste diário, lesões, levantamento incorreto ou torção, e será fácil entender por que um disco pode herniar.  

Conforme o corpo envelhece, as mudanças bioquímicas naturais fazem com que os discos intervertebrais sequem gradualmente, afetando a resistência e a resiliência do disco. 

As escolhas de estilo de vida, como tabagismo, falta de exercícios regulares e nutrição inadequada, contribuem substancialmente para a má saúde do disco. 

A postura inadequada combinada com o uso habitual de mecânicas corporais incorretas pode causar estresse adicional na coluna cervical. 

Diagnóstico 

A realização de um diagnóstico preciso inclui a revisão do histórico médico do paciente, exame físico e neurológico e estudos de imagem (por exemplo, raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética). 

Tratamento 

Nem todos os pacientes requerem cirurgia no pescoço. Frequentemente, em 4 a 6 semanas, a maioria dos pacientes descobre que os tratamentos não cirúrgicos aliviam a dor e os sintomas. 

Os medicamentos podem incluir um anti-inflamatório não esteroide para reduzir o inchaço, relaxante muscular para aliviar os espasmos e / ou um analgésico. 

Se a hérnia de disco está comprimindo a medula espinhal, a cirurgia pode ser necessária. 

O envelhecimento é inevitável, mas as mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir doenças do disco cervical. Pratique uma boa postura e mecânica corporal, mantenha um peso corporal saudável, faça exercícios regularmente. 

Quer saber mais? Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas!

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Acesse nosso canal do Youtube

Acompanhe o IPC no YouTube e descubra um conceito inovador, integrado e de excelência em tratamentos e cirurgias para a coluna.

Você também vai gostar
Entre em contato para agendar sua consulta!