O que é?
A dor ciática é o principal sintoma da hérnia de disco. Esta dor se irradia para as pernas, podendo haver perda de força, sensibilidade ou reflexos na área inervada pela raiz lesada (queimação, formigamento).
Dependendo do local para onde a dor está sendo irradiada, é possível identificar o nível de gravidade da hérnia, que pode ser confirmado posteriormente através de exames de imagem.
Como é feito o diagnóstico e tratamento?
A ressonância magnética é o exame mais indicado para identificar a patologia causadora da dor ciática, pois fornece ao médico informações valiosas em relação à sua localização, seu grau de degeneração e todas as estruturas envolvidas.
Quando a patologia encontra-se na fase inicial de abaulamento discal, o tratamento conservador é utilizado, incluindo o uso de anti-inflamatório e repouso na fase aguda. Na fase pós-aguda é indicado fisioterapia e reforço muscular orientado para tratar os sintomas e evitar o avanço da degeneração.
A fisioterapia é extremamente importante para impedir o aumento da dor ciática. Com o acompanhamento de um profissional qualificado, a pessoa com hérnia de disco e sintomas irradiados para as pernas (dores, formigamento, diminuição de sensibilidade), é orientada a não alongar este membro, pois o mesmo encontra-se sensibilizado e o alongamento poderá aumentar os sintomas.
Da mesma forma, os movimentos de rotação de coluna e movimentos de abaixar e esticar em grandes amplitudes de movimento, devem ser evitados.
No caso de protrusões, hérnia de disco e sequestro, com comprometimento das raízes nervosas e estenose de canal, o tratamento pode ser cirúrgico.
Nos casos de protrusões, procedimentos minimamente invasivos como injeções espinhais são indicados.
Para etapas mais avançadas, é necessário a descompressão das estruturas nervosas, retirando o fragmento da hérnia ou abrindo uma janela óssea posterior.
Para os casos mais graves, a retirada total do disco e fusão dos corpos intervertebrais (artrodese), pode ser indicada.
Entre em contato para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta!
Nosso WhatsApp: +55 (11) 99941-0655