A hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa com o extravasamento do conteúdo interno “núcleo pulposo” causando uma compressão de alguma raiz nervosa cervical.
A coluna cervical também forma um túnel protetor para a passagem da parte superior da medula espinhal. Esta parte da medula espinhal contém os nervos espinhais que fornecem sensação e movimento à parte superior do corpo.
Em alguns pacientes, uma hérnia de disco cervical pode causar compressão da medula espinhal onde o material do disco empurra a medula espinhal. Esta é uma condição muito mais séria e pode exigir um plano de tratamento mais agressivo.
Fatores de Risco
Vários fatores aumentam o risco de hérnia de disco cervical:
Combine esses fatores com os efeitos do desgaste diário, lesões, levantamento incorreto ou torção, e será fácil entender por que um disco pode herniar.
Conforme o corpo envelhece, as mudanças bioquímicas naturais fazem com que os discos intervertebrais sequem gradualmente, afetando a resistência e a resiliência do disco.
As escolhas de estilo de vida, como tabagismo, falta de exercícios regulares e nutrição inadequada, contribuem substancialmente para a má saúde do disco.
A postura inadequada combinada com o uso habitual de mecânicas corporais incorretas pode causar estresse adicional na coluna cervical.
Diagnóstico
A realização de um diagnóstico preciso inclui a revisão do histórico médico do paciente, exame físico e neurológico e estudos de imagem (por exemplo, raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética).
Tratamento
Nem todos os pacientes requerem cirurgia no pescoço. Frequentemente, em 4 a 6 semanas, a maioria dos pacientes descobre que os tratamentos não cirúrgicos aliviam a dor e os sintomas.
Os medicamentos podem incluir um anti-inflamatório não esteroide para reduzir o inchaço, relaxante muscular para aliviar os espasmos e / ou um analgésico.
Se a hérnia de disco está comprimindo a medula espinhal, a cirurgia pode ser necessária.
O envelhecimento é inevitável, mas as mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir doenças do disco cervical. Pratique uma boa postura e mecânica corporal, mantenha um peso corporal saudável, faça exercícios regularmente.
Quer saber mais? Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas!