hérnia de Schmorl

Hérnia de Schmorl

A hérnia de Schmorl (também conhecida como nódulo de Schmorl) é uma alteração visualizada em exames de imagem da coluna vertebral, que indica a herniação do disco intervertebral para dentro do corpo vertebral.   

Embora sua prevalência na população adulta possa chegar a 50% (1-3), sua detecção em radiografias simples depende de diversos fatores como o tamanho do indivíduo, a qualidade do exame, a localização e o tamanho do nódulo e o grau de esclerose óssea circundante. 

Mesmo não havendo clareza a respeito da etiologia dos nódulos de Schmorl, estudos mostram que hereditariedade parece ser um fator importante. Fraqueza do platô do corpo vertebral associado a traumas também são hipóteses aventadas.   

Existe controvérsia quanto à importância clínica dos nódulos de Schmorl, uma vez que a maioria é encontrada em indivíduos assintomáticos. 

Em pacientes que apresentam somente dor, sem outra condição clínica que justifique tratamento específico, o manejo deve ser voltado para o controle da dor. Nos casos de refratariedade ao tratamento, assim como na lombalgia crônica, sugere-se encaminhamento para avaliação por especialista focal (ortopedista).  

Quais as causas da hérnia de Schmorl?  

A hérnia de Schmorl não tem causas conhecidas, mas certos fatores podem influenciar seu surgimento, como, por exemplo, traumas de grande impacto, como quedas onde a cabeça entra em contato com o chão primeiro. Os traumas repetitivos, que ocorrem quando o paciente levanta objetos pesados acima da cabeça com frequência, também são capazes de causar essa hérnia.   

Além disso, enfermidades como a osteoporose, osteomalácia, hiperparatireoidismo e doenças degenerativas situadas no disco vertebral podem estar relacionadas ao nódulo de Schmorl.  

Outros fatores que também colaboram para o aparecimento da hérnia são as reações do sistema imunológico sobre o disco intervertebral e alterações genéticas nas vértebras durante a gestação.   

Sintomas  

Ao contrário do que muitos acreditam, o nódulo de Schmorl pode atingir colunas saudáveis. Geralmente não provoca dor no paciente, nem é algo grave, ou sinal de que existe algo mais sério ocorrendo no corpo.  

Porém, quando o nódulo surge de forma súbita, como em acidentes automobilísticos, uma pequena inflamação na coluna pode se originar e causar dor. Em casos raros, a hérnia pode afetar um nervo e gerar dor forte.  

Qual o tratamento para a hérnia de Schmorl? 

Como mencionado antes, o Nódulo de Schmorl não causa dores, por isso o tratamento deve ocorrer apenas quando o paciente apresenta sintomas.   

Para determinar qual o melhor método, o médico ortopedista responsável irá analisar qual a causa da doença.  

O tratamento costuma ser feito por meio do uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e a prática de fisioterapia para aliviar a dor.  

Se houver alterações graves na coluna, o profissional da área pode recomendar um procedimento cirúrgico para unir duas vértebras, com o objetivo de impedir movimento entre elas, evitando assim a dor.  

Entre em contato para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta!  

Nosso WhatsApp: +55 (11) 99941-0655

Receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter.

Inscreva-se

Ao inscrever-se você está de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de uso.

Acesse nosso canal do Youtube

Acompanhe o IPC no YouTube e descubra um conceito inovador, integrado e de excelência em tratamentos e cirurgias para a coluna.

Você também vai gostar
Entre em contato para agendar sua consulta!