A discectomia é uma técnica empregada na descompressão de estruturas nervosas presentes na coluna, sendo comumente utilizada no tratamento de hérnia de disco, estenose do canal e degeneração facetária.
Este tratamento pode ser realizado de maneira conservadora, por meio de medicamentos e fisioterapia.
No entanto, quando há danos neurológicos e dor limitante, o tratamento cirúrgico é a opção mais adequada.
O tratamento cirúrgico pode ser feito através de métodos convencionais, por meio de incisão feita na região posterior da coluna, retirando-se toda a parede óssea posterior (lâmina e facetas articulares) do lado afetado.
Neste caso, é comum o uso de parafusos pediculares para a fixação do nível afetado e também é usual que a musculatura posterior seja severamente afetada, retardando a recuperação do paciente.
Cirurgia minimamente invasiva como solução
Quando os tratamentos conservadores não surtem efeito, a discectomia pode ser realizada através de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, utilizando tubos dilatadores que permitem chegar até a parte posterior da coluna sem maiores danos aos tecidos e musculatura posterior.
Por meio de uma pequena janela na parede óssea posterior, é possível realizar a descompressão das estruturas nervosas e, geralmente, não é necessário utilizar parafusos pediculares, preservando o movimento do nível afetado.
Entre em contato para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta!