- (11) 2936-8838
- (11) 99941-0655
- Seg - Qui: 8:00 às 19:00 | Sex: 08:00 às 17:00
Manejo da dor
Tratamento da dor
Com anos de experiência no cuidado e tratamento dos pacientes que sofrem com dores decorrentes de doenças da coluna vertebral, o Instituto de Patologia da Coluna preza por um tratamento individualizado, seguro, multidisciplinar e adequado para cada paciente, patologia e fase de evolução.
Contando com profissionais de diversas áreas, o Instituto tem como visão acompanhar os pacientes de forma integral, tratando a dor e todos os aspectos decorrentes dela, desde o tratamento não cirúrgico até a reabilitação pós-operatória.
Dor na coluna
A dor na coluna é uma condição comum que afeta muitas pessoas em diferentes faixas etárias.
O tratamento adequado começa com uma avaliação detalhada, onde são considerados os sintomas, histórico médico e exames complementares.
Tratamentos
Os tratamentos disponíveis vão desde medidas conservadoras até intervenções cirúrgicas mais complexas.
Analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, podem fornecer alívio temporário para dores leves a moderadas.
Em alguns casos, o médico pode prescrever analgésicos mais fortes, como opioides, sempre levando em consideração os possíveis efeitos adversos e realizando acompanhamento regular para adequação da prescrição.
Além disso, medicamentos como relaxantes musculares ou antidepressivos tricíclicos podem ser prescritos para alívio das dores crônicas.
Outros fatores que comumente estão associados a dor, como alterações no sono, também são importantes no tratamento e devem ser abordados com medicações ou através de orientações quanto a correta higiene do sono.
A fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento da dor na coluna, estando presente desde o pré operatório até a reabilitação pós operatória.
Os fisioterapeutas, em contato constante e integrado com a equipe médica, podem prescrever exercícios específicos para fortalecer os músculos das costas, melhorar a postura e a flexibilidade e técnicas de liberação de tensão e miofascial para aliviar a tensão muscular.
Eles também podem usar tratamentos como calor, gelo, ultrassom ou estimulação elétrica para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
Neste tipo de tratamento, medicações como corticosteroides ou anestésicos locais são aplicados em regiões específicas da coluna lombar que podem estar associadas à tipos específicos de dor.
Existem diversos tipos de tratamento intervencionista, e a indicação varia para cada paciente, sendo optada após avaliação específica de cada paciente e correlação com os exames de imagem. Tais procedimentos tem objetivo terapêutico e diagnóstico.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar a dor na coluna. Isso pode incluir a remoção de uma hérnia de disco, fusão espinhal para estabilizar a coluna ou descompressão de um nervo comprimido. No entanto, a cirurgia geralmente é considerada o último recurso quando outras opções de tratamento falharam ou quando há uma causa grave e tratável.